Nós e o meio ambiente

Be nice! Trabalhamos com emissões zero

“Be nice!” Este é o lema que delineia a nossa atividade comercial. A sustentabilidade é fundamental para nós e inclui a forma como interagimos com os outros, bem como a utilização responsável dos recursos.

Um valor indicativo de quão é importante para nós, adotarmos práticas empresariais sustentáveis, é o nível de emissões que atingimos. Temos vindo a trabalhar para atingirmos emissões zero desde 2018 e estamos realmente orgulhosos de ter alcançado este belo objetivo. Obviamente, continuamos a procurar melhorar neste sentido, para encontrarmos soluções cada vez mais eficazes e sustentáveis.

Impacto do modelo de negócio no cálculo e na compensação

Negócios ecologicamente corretos e amigos do meio ambiente são realmente importantes para nós. Por isso, queremos dar um bom exemplo e realmente registar todas as emissões que causamos através de uma coleta meticulosa dados. Isso inclui todas as emissões causadas diretamente (edifícios da empresa, veículos da empresa) e, na medida do possível, também as causadas indiretamente (por exemplo, viagens de funcionários, viagens de negócios, resíduos, etc.).

Emissões 2020

Em 2020, as emissões de carbono do grupo niceshops era de 1005 t CO₂ (calculada conforme o Greenhouse Gas Protocol). As emissões registadas estão divididas em três áreas (âmbitos):

Explicação dos escopos 1-3

Em 2020, o Escopo 1 será responsável por cerca de 30% das emissões que causamos, cerca de 10% para o Escopo 2 e os 60% restantes para o Escopo 3.

distribuição de porcentagem da niceshop para os escopos 2020

As 1005 t de equivalente CO2 aproximadamente a mesma quantidade de gases com efeito de estufa que 113 pessoas que vivem na Áustria causam no mesmo período. As emissões per capita na Áustria são equivalentes a uma média de 8,9 t CO₂ por ano.

O que nos orgulha particularmente é o facto de termos conseguido manter as nossas emissões de gases com efeito de estufa a um nível mínimo, apesar do aumento considerável das vendas. Em 2019, com vendas de 55,5 milhões de euros, registámos emissões de gases com efeito de estufa de 852 toneladas de CO₂ equivalente, ou 15,35 toneladas de CO₂ por milhão de vendas. Em 2020, as vendas foram de 101 milhões de euros, correspondendo a cerca de 10 t de CO₂ por milhão de vendas, com emissões de 1005 t de CO₂ equivalente. As emissões de gases com efeito de estufa por milhão de vendas foram assim reduzidas num bom terço.

Nossos 3 pilares para a neutralidade climática

A nossa estratégia de sustentabilidade baseia-se nos três pilares da prevenção, redução e compensação.

Isto significa que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para gerar o mínimo possível CO₂. Onde as emissões não podem ser evitadas, procuramos formas de as refrear. O que não podemos de modo algum evitar, compensamos com projetos significativos.

Sucessos anteriores das nossas medidas

Embora as vendas do grupo niceshops quase duplicaram em 2020 e o volume de encomendas enviadas se tenha multiplicado, conseguimos alcançar um grande sucesso na utilização de materiais ecológicos nas embalagens. A utilização de película plástica diminuiu mais de 62% (em comparação com 2019). Hoje em dia, os materiais de expedição ecológicos, compostáveis e sem plástico são utilizados para todas as encomendas, com muito poucas exceções. Apenas em alguns casos, tais como mercadorias volumosas e remessas com paletes, ainda não existe alternativa à película plástica reciclável.

Além disso, graças a uma patente especial para frete e devoluções, as embalagens inovadoras das niceshops podem ser reutilizadas sem fita adesiva, uma solução que recebeu o Prémio Estatal Austríaco para a Indústria de Embalagens.

Nossas outras medidas de proteção ambiental incluem:

  • A utilização de eletricidade 100% verde
  • uma frota de e-car em constante expansão, poupando CO2
  • criámos a maior estação de carregamento de carros elétricos da Áustria na nossa sede em Saaz
  • os nossos empregados têm um passe com desconto para os transportes públicos e a possibilidade de compartilhar automóveis
  • utilizamos um sistema fotovoltaico, montado no nosso telhado, que em 2020 cobriu em média 30% das necessidades energéticas da empresa na sede da Saaz e produziu eletricidade verde no valor de 11,4 t CO₂ equivalente
  • os edifícios da empresa são energeticamente eficientes e construídos de uma forma sustentável
  • os nossos sistemas de aquecimento utilizam o calor residual de uma instalação de biogás próxima
  • reciclamos cuidadosamente os resíduos e reutilizamos os materiais
  • usamos na nossa cantina alimentos regionais e em grande parte orgânicos
  • criamos um grupo de trabalho para a responsabilidade eco-social e o grupo de trabalho Mobi, para tornar as viagens dos empregados mais amigas do ambiente (por exemplo, através do uso compartilhado de carros, bicicletas elétricas subsidiadas)

Compensação com Helioz

Consideramos as emissões que não podemos evitar como uma oportunidade para apoiar outros projetos eco-sociais que consideramos eficientes e que contribuem significativamente para a redução global das emissões a longo prazo. Este ano, é para nós um prazer especial apoiar o projeto Helioz em Bangladesh.

Em muitas áreas do Bangladesh, a água de superfície é a principal fonte de água potável (além da água da chuva). Como são frequentemente poluídas, a água proveniente destas fontes deve primeiro ser fervida. Isto requer um elevado gasto de energia devido à utilização de lenha e tem vários efeitos negativos:

  • CO2 é emitido quando é fervido
  • desmatamento
  • as mulheres, em particular, têm de passar muito tempo a recolher lenha
  • muitas pessoas, especialmente crianças, têm problemas respiratórios devido à fumaça constante nas suas casas

Helioz desenvolveu o WADI, um dispositivo de energia solar barato, com o qual a água contaminada pode ser esterilizada em segurança.

Wadi da imagem

Graças à WADI, doenças transmitidas pela água, como a cólera ou a poliomielite, podem ser evitadas. Além disso, com o projeto no Bangladesh e noutros países, Helioz dá uma importante contribuição para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

É claro que ainda temos muitas ideias e planos para um futuro mais sustentável e estamos ansiosos por implementá-los.